Resíduos são as sobras do nosso consumo que temos a possibilidade de reaproveitar ou reciclar. Isso pode incluir itens como embalagens, produtos quebrados ou obsoletos, restos de comida, entre outros.

Ao falar de consumir com melhor impacto, considera-se o impacto econômico, ambiental e social ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços consumidos. Quando pessoas fazem escolhas conscientes, optam por produtos com embalagens recicláveis, duráveis e de baixo impacto ambiental, por exemplo. Além disso, elas tendem a evitar o desperdício, fazendo o descarte correto dos produtos no final de sua vida útil, seja através da reciclagem, reutilização ou compostagem (no caso dos resíduos orgânicos).

Assim, a relação entre resíduos sólidos e consumo consciente está na maneira como nossas escolhas de consumo afetam a quantidade e a composição dos resíduos que geramos. Consumidores conscientes tendem a lidar de forma mais responsável com aqueles que são gerados, contribuindo para a redução do impacto negativo e a favor de um estilo de vida mais sustentável.

Como lidar com os resíduos sólidos e contribuir para uma sociedade mais sustentável?

— Prefira produtos com apenas o necessário de embalagens;
— Privilegie os produtos duráveis;
— Opte por produtos com embalagens recicláveis, biodegradáveis e/ou compostáveis;
— Separe e destine corretamente os seus resíduos.

Você conhece a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Instituída pela Lei nº 12.305/10, esta estabelece diretrizes e normas para a gestão e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos no Brasil, visando à proteção do meio ambiente, à saúde pública e à promoção da sustentabilidade.

A PNRS define a seguinte hierarquia na gestão de resíduos sólidos, na ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada. Também determina que a responsabilidade pela gestão dos resíduos sólidos é compartilhada entre governo, empresas e sociedade civil. Fabricantes são incentivados a se responsabilizar pelo ciclo de vida de seus produtos, incluindo a destinação adequada de resíduos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como objetivo principal promover uma mudança na forma como os resíduos são gerenciados no Brasil, priorizando a redução, a reutilização e a reciclagem, e minimizando os impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Ela representa um importante marco legal na busca por práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos sólidos no país.

Segundo a PNRS, os resíduos sólidos podem ser classificados em várias categorias. Confira aqui os tipos de resíduos sólidos mais comuns:

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU): São os resíduos gerados nas áreas urbanas, geralmente coletados pelas autoridades locais. Incluem restos de comida, papel, plástico, vidro, metal, tecidos, móveis quebrados, etc.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS): São resíduos gerados em hospitais, clínicas e laboratórios, incluindo materiais médicos contaminados, seringas usadas e produtos químicos perigosos.

Resíduos Industriais: Originam-se de processos industriais e podem variar amplamente em composição, incluindo produtos químicos tóxicos, resíduos perigosos e não perigosos.

Resíduos Perigosos: Esses resíduos contêm substâncias que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Exemplos incluem produtos químicos tóxicos, pesticidas, produtos eletrônicos descartados e resíduos radioativos.

Resíduos Eletrônicos: São produtos eletrônicos descartados, como computadores, telefones celulares e eletrodomésticos obsoletos.

Resíduos Orgânicos: São materiais biodegradáveis, como restos de alimentos, folhas e resíduos de jardim, que podem ser compostados. Para saber mais sobre o que é compostagem, confira aqui.

Resíduos Recicláveis: Incluem materiais como papel, papelão, vidro, plástico e metais que podem ser reciclados e transformados em novos produtos.

A gestão adequada desses diferentes tipos de resíduos é essencial para reduzir o impacto ambiental negativo e promover a sustentabilidade. Cada categoria requer abordagens específicas de coleta, tratamento e destinação final.

Então, que tal refletir o que tem sido feito com relação aos resíduos e mais ainda, como podemos colaborar em nosso dia a dia?

Para saber mais

Primeiros passos: Resíduos

Dicas sobre resíduos

Referências

Resíduos sólidos. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/residuos-solidos/.

Os impactos do lixo produzido por brasileiros em um ano. Disponível em: https://akatu.org.br/dica/os-impactos-do-lixo-produzido-por-brasileiros-em-um-ano/.

Resíduos. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/residuos/.

07/11/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012