Banner_na_mochila_agenda
5
Mai/24

Dia Mundial do Campo

dia 5, 23h7

Calendar_home_3199390973_2c64d50476_m


No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial do Campo. No Brasil, o termo campo é muito usado para se referir uma parcela de terra não edificada, fora da zona urbana, destinada a uso agrícola, em atividades agropecuárias, agroindustriais, extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental.

Nas últimas décadas, o Brasil vem passando por um intenso processo de migração de pessoas do campo para as áreas urbanizadas, o chamado êxodo rural. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, menos de um sexto da população brasileira vive no campo hoje. Como grande parte dos recursos que utilizamos são inicialmente produzidos no campo, especialmente os alimentos, o aumento na concentração de pessoas nas cidades pressiona ainda mais o campo. Isso acaba intensificando a mecanização das cadeias produtivas, resultando no crescimento do êxodo rural e de outros problemas sociais e econômicos.

Você já havia pensado antes na relação entre o campo e a cidade? E qual é a responsabilidade de cada um de nós nessa cadeia produtiva? O que você acha que precisamos fazer para minimizar os impactos negativos sobre o campo? Como podemos mobilizar mais pessoas para nos ajudar a encontrar soluções para essa questão?

Fonte: Wikipedia