Top_default

Reciclagem Mauricio Simão

EMEF MAURICIO SIMÃO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem para a sustentabilidade do planeta.

Atividades:

Pesquisas, vídeos, debates.

Desejos:

Que a comunidade passe a praticar os conceitos apreendidos no projeto.

Pessoas:

Não.

Novidades da equipe

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

13
Abr

Vamos colocar a mão na massa?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_debora_trabalho

Resposta:

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Debora Melnik

04. Como seriam?

13
Abr

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? Os produtos seriam mais pesados? Como a gente embalaria as coisas e carregaria líquidos, por exemplo?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

se essas coisas nao fossem de plastico elas seriao de ferro,vidro,madeira,aluminio etc.. a maiorias dos objetos seriao pesas mas nem todos nos carregariamos e colocariamos as coisas em recipientes de vidro ferro aluminio e madeira

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Debora Melnik

03. Entrevista

13
Abr

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegaram até vocês?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

balde e feito de petroleo e uma monecula de nafta

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Debora Melnik

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

13
Abr

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

O consumo consciente nada mais é do que consumir de forma responsável, pensando nas conseqüências de seus atos de compra sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações. Parece complicado? Mas não é. Trata-se de parar para pensar se você realmente precisa daquilo que está comprando, se talvez, não haja um produto durável que você possa usar no lugar dos descartáveis e, em um nível um pouco mais elevado, se aquela empresa da qual você está comprando merece o seu apoio. Essa maneira de pensar tenta desfazer a triste realidade do consumo desenfreado onde o que importa é apenas o quanto se produz, vende e compra e não o como. Quando vai ao supermercado, por exemplo, você é do tipo de pessoa que gosta de fazer uma compra enorme para o mês todo, mas que no final das contas acaba sempre jogando alguma coisa fora? Com que freqüência você costuma reformar roupas e sapatos ou doá-los a instituições de caridade? E seu celular? Você troca-o sempre que sai um novo ou só quando é necessário? E quando precisa descartar algo, você simplesmente joga no lixo ou procura separar os materiais recicláveis? Se você nunca se preocupou com estas questões então talvez nunca tenha praticado o consumo consciente, mas nunca é tarde para se começar. A humanidade toda já consome cerca de 25% a mais de recursos naturais do que a terra é capaz de repor. E com a população e consumo cada vez maiores, o problema só tende a se agravar agravando também, problemas como a falta de água potável, a poluição e a desigualdade social, se não mudarmos rapidamente a nossa maneira de encarar o consumo. Nós como consumidores temos o poder de mudar a maneira de agir das empresas e mudar essas previsões. Como? Tudo o que as empresas fazem é com o intuito de conquistar você consumidor. Quando você compra o produto de uma empresa está ajudando ela a se fortalecer no mercado e apoiando a sua maneira de agir e produzir. Assim, quando você passa a escolher de quais empresas comprar, ou seja, quais empresas você quer ajudar a fortalecer, baseado na conduta ética e sócio-ambiental dela, escolhendo apenas empresas responsáveis, você estará ajudando a tirar do mercado as empresas que fazem errado e apoiando aquelas que contribuem com o desenvolvimento sustentável. Mas não é só na hora de comprar que o consumidor deve mostrar que e consciente. Procure comprar somente aquilo de que realmente necessita, assim você ajuda a diminuir a demanda por recursos naturais. Ao consumir faça com que os produtos durem mais e, ao descartar, procure separar os materiais recicláveis e destiná-los da forma correta. Ou, em outras palavras, de acordo com o lema do Instituto AKATU para o Consumo Consciente: “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”. Arquivado em: Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Debora Melnik

12. Repórter do Território

13
Abr

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

tem um corrego perto da descola e ele e cheio de lixo,no meu bairro nao tem muito lixo pq o caminhao de lixo passa dias de terca ,quinta e sabado. e onde eu moro nao tem coleta seletiva.onde eu moro tambem nao tem PEV e nem perto da minha escola.no eco ponto e onde eu posso entregar minha coleta de reciclagem,

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Debora Melnik

07. Desafio dos 4 Rs

13
Abr

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Medium_debora_trabalho

Resposta:

O programa Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) é uma proposta do MEC, que deveria ser implantada em todas as escolas públicas do país. Mas muitas Com-Vidas foram criadas e algumas não foram levadas adiante. A Com-Vida da escola Murilo Braga, em Porto Velho (RO), existe desde 2009. Os alunos reúnem-se no horário contrário ao das aulas: primeiro almoçam e tomam banho na escola e depois ficam no projeto. Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental podem participar da comissão, que reúne-se uma vez por semana, para diagnosticar os problemas socioambientais presentes na escola e entorno. Eles saem munidos de celulares e câmeras fotográficas e, quando voltam à sala da Com-Vida, os problemas detectados são apresentados e discutidos. Nós incentivamos que os próprios alunos busquem soluções para as questões identificadas. Geralmente, os problemas da escola são resolvidos com o que temos à nossa disposição. Mas algumas questões encontradas na comunidade são levadas até a Prefeitura, a Câmara dos Vereadores e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Não há uma seleção para participar do grupo. Os estudantes vêm pela afinidade que têm com a questão ambiental. Mesmo alguns que não têm tanta proximidade com essa questão acabam participando porque percebem que é coisa séria. Nós fazemos vídeos mostrando tudo o que foi feito na escola e na comunidade e os alunos veteranos conversam com os novatos, falam do projeto e de tudo o que já foi desenvolvido dentro da Com-Vida. As crianças – e até os pais – ficam com vontade de participar. As mães de alguns estudantes nos ajudam nos projetos, dão oficinas e acompanham em atividades realizadas fora da escola. Uma ação desenvolvida em 2015 foi a feira de adoção. O rio Madeira encheu e as pessoas que foram remanejadas de suas casas abandonaram gatos e cachorros em um mercado perto da escola. Com isso em mente, os alunos realizaram uma feira de adoção na frente da Murilo Braga. Cerca de 60 animais foram reunidos e adotados. Os estudantes anotaram o endereço das pessoas que levaram os bichinhos e, no final do ano, nós fomos visitá-los.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Debora Melnik

06. O que tem no seu alimento?

6
Abr

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

muito fluente

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Camila Silva

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

6
Abr

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Emanuely Brandão

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

6
Abr

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Camila Silva

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

6
Abr

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

os 4rs

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Camila Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF MAURICIO SIMÃO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF MAURICIO SIMÃO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF MAURICIO SIMAO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF MAURICIO SIMÃO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF MAURICIO SIMÃO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF MAURICIO SIMÃO
SAO PAULO, SP

e mais 130 membros (ver todos)