Em 2021, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) para mobilizar professores e estudantes de Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais para o consumo consciente, resíduos e sua relação com a economia circular.

O projeto visa promover a formação continuada para as trinta Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Rio Grande do Sul, considerando a seguinte distribuição das turmas:

– 1º Trimestre (MAR/ABR/MAI): 21ª a 39ª CRE
– 2º Trimestre (JUN/JUL/AGO): 1ª a 10ª CRE
– 3º Trimestre (SET/OUT/NOV): 11ª a 20ª CRE

A formação continuada vai auxiliar os(as) professores(as) da rede estadual a orientarem os(as) estudantes para compreenderem de que forma a temática abordada se relaciona com suas ações do dia a dia.

O objetivo dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes das escolas da rede estadual de ensino.

CRONOGRAMA DO PROJETO


*Mediante apresentação do relatório final de atividades enviado pelos professores ao Instituto Akatu

Os encontros on-line de formação continuada tem como objetivo oferecer aos(às) professores(as), coordenadores(as) e gestores(as) das escolas que se inscreveram no projeto uma formação sobre consumo consciente, resíduos e sua relação com economia circular, bem como as orientações técnicas para desenvolvimento das atividades.

Após o encontro inicial, os(as) professores(as) que aderiram voluntariamente ao projeto deverão cadastrar os estudantes de suas turmas na plataforma on-line Edukatu e realizar as atividades propostas para cada etapa de ensino do Percurso Turma que Recicla – Fase 1.

Os(as) participantes que realizarem as atividades do projeto e enviarem relatório comprobatório de conclusão das atividades receberão um certificado de 40 horas.

TAREFAS DO(A) PROFESSOR(A)

CADASTRO NA PLATAFORMA

Para realizar os procedimentos de cadastro (Tarefa 2), assista ao tutorial a seguir:


ATIVIDADES COM AS TURMAS

O trabalho com os estudantes consistirá na realização das atividades do Percurso Turma que Recicla – Fase 1 (Tarefas 3), disponível AQUI. Atenção: As atividades do Ensino Médio estão abaixo.

Você precisa estar conectado (a) ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores(as) e estudantes realizem as atividades juntos em ambiente virtual. Entretanto, devido ao cenário de distanciamento social e ensino remoto, as atividades dos percursos foram adaptadas para serem compartilhadas pelos professores com os estudantes com acesso reduzido à internet.

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto (ver em CONTATOS).

Atividades em versão PDF:

Percurso Turma que Recicla

Ensino Fundamental 1 - Anos Iniciais

Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 5 e 6 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 7 e 8 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 9 e 10 do Percurso Turma que Recicla

Ensino Fundamental 2 - Anos Finais

Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 5 e 6 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 7 e 8 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 9 e 10 do Percurso Turma que Recicla
Atividade 11 do Percurso Turma que Recicla

Ensino Médio

Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 5 e 6 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 7 e 8 do Percurso Turma que Recicla
Atividade 9 do Percurso Turma que Recicla

ATENÇÃO: Salve as atividades em seu computador ou celular para enviar aos alunos por e-mail, WhatsApp ou na plataforma indicada pela sua coordenação pedagógica.

Cada professor(a) poderá se organizar como considerar mais adequado para a realização das atividades, desde que cumpra as orientações da equipe do Edukatu e respeite o prazo previsto para a finalização desta etapa.

COMPARTILHAMENTO COM A EQUIPE DO EDUKATU

Os(as) professores(as) participantes serão responsáveis por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, na plataforma Edukatu (Tarefa 4), promovendo a troca de experiências e de boas práticas com professores de todo o Brasil.

Crédito: Instituto Akatu

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES

Quanto ao relatório final de atividades (Tarefa 7), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, mesmo que o projeto seja realizado de forma coletiva com seus colegas.

Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do projeto:

Professores(as), confira o modelo de relatório aqui.
Diretores(as), coordenadores(as) e outros: confira o modelo de relatório aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui.

CERTIFICADO

Os professores que realizarem as atividades do projeto e enviarem relatório comprobatório de conclusão das atividades receberão um certificado de 40 horas.

O certificado será enviado em formato digital por e-mail, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado.

PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES (AS) E GESTORES (AS)

A participação será válida somente se houver ao menos 01 professor(a) da mesma escola participando do projeto.

Os(as) gestores(as) e coordenadores(as) serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos(as) professores(as) participantes.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, mande uma mensagem para gente indicando seu Nome, Escola, Função (professor (a), coordenador (a) pedagógico ou gestor (a)) e Telefones de contato, no canal abaixo:

E-mail: edukatu@akatu.org.br

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

17 Comentários

14 comentários anteriores
Thumb_sq_capaakatu2021

PAULO

Muita força e sucesso para todos!!!

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_20211010_092351

Vanderlise

Sou professora e supervidora da escola. Me cadastrei como professora. Mas estamos em duas colegas da mesma escola participando da formação. Iremos realizar e enviar o mesmo projeto. Algum problema?

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi Vanderlise! Tudo bem ser o mesmo projeto. Os(as) professores(as) que compartilharem turmas deverão trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do projeto e manifestar essa condição em seus relatórios finais. Nesse caso, ambos deverão cumprir todas as tarefas do projeto individualmente, exceto: a) o cadastro dos estudantes na plataforma, que ficará sob responsabilidade de somente um dos(as) professores(as), e; b) a realização e acompanhamento das atividades que ambos serão responsáveis.

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012