Em 2021, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias para sensibilizar e mobilizar alunos(as) e educadores(as) de Ensino Fundamental e EJA da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada de resíduos plásticos.

Os professores participantes desenvolverão com suas turmas temas relacionados aos impactos do consumo de plástico, economia circular, destinação adequada de resíduos, reciclagem e mais, enquanto os gestores e coordenadores farão o acompanhamento dos professores.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos participantes das escolas da rede municipal de Candeias.

CRONOGRAMA

CERTIFICADO

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 50 horas, já os coordenadores e gestores receberão um certificado de 30 horas.

O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 4 do cronograma.

Os educadores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 15 de dezembro deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

TAREFAS DOS PROFESSORES

TAREFA 1: PARTICIPAR DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO

Os encontros de formação têm como objetivo oferecer aos educadores e educadoras que se inscreveram no projeto um encontro de formação em consumo consciente, sustentabilidade e gestão de resíduos plásticos e orientação técnica para desenvolvimento das atividades previstas.

Eles serão realizados em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado via e-mail para cada educador individualmente.

TAREFA 2: REALIZAR PROCEDIMENTOS DE CADASTRO NA PLATAFORMA DO EDUKATU

Para realizar os procedimentos de cadastro (tarefa 2), confira o nosso tutorial aqui.

TAREFAS 3 E 4: ESTUDAR, ACOMPANHAR E REALIZAR AS ATIVIDADES PREVISTAS

O trabalho com os estudantes consistirá na realização das atividades do Percurso Do Plástico ao Plástico, disponível em:

Ensino Fundamental Anos Iniciais
Ensino Fundamental Anos Finais

Lembre-se: Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores e alunos realizem as atividades em ambiente virtual, entretanto, com o cenário de pandemia, as atividades do Percurso Do Plástico ao Plástico foram adaptadas para o formato PDF para serem compartilhadas com alunos com acesso reduzido à internet por meio do Plano de Estudos Domiciliar (PED).

ATENÇÃO: As instruções para os professores(as) realizarem as atividades com as suas turmas, bem como os materiais para estudo e aprofundamento, só estão disponíveis nas atividades presentes na plataforma do Edukatu (ver links acima), além disso, as atividades dos Percursos na plataforma não estão adaptadas para o cenário de pandemia - por exemplo, algumas atividades foram elaboradas para serem realizadas fora da escola -, por isso, sugerimos que os(as) professores(as) também estudem as atividades por meio da plataforma para orientarem os seus alunos e alunas quanto as adaptações necessárias para aqueles que realizarão as atividades diretamente via Edukatu.

As atividades em versão PDF nos links a seguir. Salve as atividades em seu computador ou celular para compartilhar com a sua turma:

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 1: Fechar o círculo
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 2: O plástico que nos cerca
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 3: E na hora de descatar?
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 4: Um novo olhar sobre o plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 5: Reciclagem do plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 6: Outras alternativas
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 7: Mãos na massa!

Ensino Fundamental - Anos Finais

Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 1: Ciclo de vida do plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 2: O consumo de plástico hoje
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 3: Descarte de plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 4: Um novo olhar sobre o plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 5: Reciclagem do plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 6: Outras alternativas
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 7: Mãos na massa!

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto (ver em CONTATOS).

TAREFA 5: POSTAR O RESULTADO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO BLOG DA REDE DA PLATAFORMA EDUKATU

Os(as) professores(as) participantes serão responsáveis por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, no Blog da Rede da plataforma Edukatu, promovendo a troca de experiências e de boas práticas com professores de todo o Brasil.

TAREFA 6: PARTICIPAR DO ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

O encontro online de compartilhamento de experiências é voltado para todos os educadores e educadoras trocarem experiências sobre os projetos que desenvolveram em suas escolas.

Ele será realizado em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado via e-mail para cada educador individualmente.

TAREFA 7: PREENCHER E ENVIAR O RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES

Quanto ao relatório final do projeto, cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui.

PARTICIPAÇÃO E TAREFAS DE COORDENADORES(AS) E GESTORES(AS)

A participação do gestor será válida somente se houver ao menos um professor da mesma escola participando do projeto.

Os gestores serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos professores participantes, bem como pelo contato, quando necessário, com a equipe do Edukatu (tarefas 3 e 4), de acordo com o quadro de tarefas a seguir:


As tarefas 1, 2 e 5 são as mesmas para professores e coordenadores/gestores, no entanto, os gestores/coordenadores não precisarão realizar o cadastro de estudantes na plataforma (tarefa 2), apenas criar um perfil e um projeto com o nome “Gestor Candeias 2021”.

Quanto ao relatório final do projeto (tarefa 6), cada gestor/coordenador deverá preenchê-lo individualmente. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do projeto aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O projeto prevê ainda a realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu nome, escola, função (professor(a), coordenador(a) pedagógico ou gestor(a)) e telefones de contato. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_20190728_232405

NILDA

OTIMO!

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_default

Josenice

Esse projeto e

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012