Em 2021, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro para sensibilizar e mobilizar alunos(as) e educadores(as) da Educação Infantil e Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, para o consumo consciente e sustentabilidade, com foco em resíduos plásticos e desperdício de alimentos.

Os(as) participantes que concluírem as atividades propostas e enviarem o relatório final de atividades receberão um certificado com carga horária equivalente ao perfil de atuação, emitido pelo Instituto Akatu e validado pela Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro:

(1) Educadores(as) que atuam em sala de aula: 50 horas
(2) Educadores(as) que não atuam em sala de aula: 44 horas

Estão previstos quatro encontros de formação on-line síncronos, por meio da plataforma Zoom, totalizando 4 horas de dedicação.

O restante das horas será distribuído na (1) realização de atividades da plataforma digital do Edukatu com os estudantes, ou (2) no acompanhamento e apoio contínuo dos educadores(as) atuantes em sala de aula.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos participantes das escolas da rede municipal de Marechal Deodoro.

CRONOGRAMA

CERTIFICADO

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 50 horas, já os profissionais que não atuam em sala de aula receberão um certificado de 44 horas.

O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio educador, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 3 do cronograma.

Os educadores que porventura não verificarem o recebimento do certificado ao término do projeto deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

TAREFAS DOS PROFESSORES

TAREFA 1: PARTICIPAR DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO

Os encontros de formação têm como objetivo oferecer aos educadores e educadoras que se inscreveram no projeto um encontro de formação em consumo consciente, sustentabilidade e os demais temas da mobilização e orientação técnica para desenvolvimento das atividades previstas.

Eles serão realizados em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado via e-mail para cada educador individualmente.

TAREFA 2: REALIZAR PROCEDIMENTOS DE CADASTRO NA PLATAFORMA DO EDUKATU

Para realizar os procedimentos de cadastro (tarefa 2), confira o nosso tutorial aqui.

TAREFA 3: Acompanhar e realizar as atividades previstas com as turmas

Esse ano, o trabalho com os estudantes consistirá na realização das atividades do Percurso Do Plástico ao Plástico, para o Ensino Fundamental, e das atividades adaptadas do Percurso Comer, Dividir e Brincar, para a Educação Infantil.

Lembre-se: Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

PROFESSORES DE TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores e alunos realizem as atividades em ambiente virtual, entretanto, com o cenário de pandemia, as atividades do Percurso Do Plástico ao Plástico foram adaptadas para o formato PDF para serem compartilhadas com alunos com acesso reduzido à internet por meio impresso, WhatsApp, e-mail, ou a plataforma que o(a) professor(a) achar mais conveniente.

ATENÇÃO: As instruções para os professores(as) realizarem as atividades com as suas turmas, bem como os materiais para estudo, só estão disponíveis nas atividades presentes na plataforma do Edukatu, além disso, as atividades dos Percursos na plataforma não estão adaptadas para o cenário de pandemia - por exemplo, algumas atividades foram elaboradas para serem realizadas fora da escola -, por isso, sugerimos que os(as) professores(as) também estudem as atividades por meio da plataforma para orientar os seus alunos e alunas quanto as adaptações necessárias para aqueles que realizarão as atividades diretamente no Edukatu. Para conferir esses materiais acesse o Percurso Do Plástico ao Plástico AQUI

As atividades em versão PDF nos links a seguir. Salve as atividades em seu computador ou celular para compartilhar com a sua turma:

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 1: Fechar o círculo
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 2: O plástico que nos cerca
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 3: E na hora de descatar?
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 4: Do Plástico ao Plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 5: Reciclagem do plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 6: Outras alternativas
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 7: Mãos na massa!

Ensino Fundamental - Anos Finais

Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 1: Ciclo de vida do plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 2: O consumo de plástico hoje
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 3: Descarte de plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 4: Do Plástico ao Plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 5: Reciclagem do plástico
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 6: Outras alternativas
Percurso do Plástico ao Plástico - Atividade 7: Mãos na massa!

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto (ver em CONTATOS).

PROFESSORES DE TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades da plataforma do Edukatu foram desenvolvidas para estudantes do Ensino Fundamental, entretanto, adaptamos as atividades do Percurso Comer, Dividir e Brincar para a Educação Infantil, para que os professores participantes da mobilização apliquem as atividades previstas com as turmas.

As atividades em versão PDF nos links a seguir. Salve as atividades em seu computador ou celular para compartilhar com a sua turma:

Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 1: Direto da horta
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 2: Diário de mesa
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 3: Alimentação boa para você
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 4: Cada grupo com seu alimento
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 5: Tem gosto de quê?

Lembre-se: ainda que as atividades na plataforma do Edukatu sejam destinadas para estudantes do Ensino Fundamental, em cada atividade nós disponibilizamos as Instruções para o professor, onde os professores/as encontrarão sugestões de materiais para estudo e aprofundamento. Para conferir esses materiais acesse o Percurso Comer, Dividir e Brincar AQUI.

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto (ver em CONTATOS).

TAREFA 5: POSTAR O RESULTADO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO BLOG DA REDE DA PLATAFORMA EDUKATU

Os(as) professores(as) participantes serão responsáveis por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, no Blog da Rede da plataforma Edukatu, promovendo a troca de experiências e de boas práticas com professores de todo o Brasil.

TAREFA 6: PREENCHER E ENVIAR O RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES

Quanto ao relatório final do projeto, cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui (link em breve).

PARTICIPAÇÃO E TAREFAS DE EDUCADORES QUE NÃO ATUAM EM SALA DE AULA

A participação de educadores que não atuam em aula, como coordenadores/as, diretores/as, etc, será válida somente se houver ao menos um professor da mesma escola participando do projeto.

Os gestores serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos professores participantes, bem como pelo contato, quando necessário, com a equipe do Edukatu (tarefas 3 e 4), de acordo com o quadro de tarefas a seguir:

As tarefas 1, 2 e 5 são as mesmas para todos os participantes da mobilização, no entanto, os profissionais que não atuam em sala de aula não precisarão realizar o cadastro de estudantes na plataforma (tarefa 2), apenas criar um perfil e um projeto com o nome “Tipo de perfil Marechal Deodoro 2021”.

Quanto ao relatório final do projeto (tarefa 6), cada educador(a) deverá preenchê-lo individualmente. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do projeto aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui (link em breve).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O projeto prevê ainda a realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu nome, escola, função (professor(a), coordenador(a) pedagógico ou gestor(a)) e telefones de contato. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012