O Projeto Reuse é desenvolvido por turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Valinhos, São Paulo, para trabalhar o consumo consciente, a gestão adequada de resíduos sólidos e o descarte apropriado de refrigeradores domésticos. O projeto faz parte de uma iniciativa do Instituto Akatu, em parceria com a Dow, a Indústria Fox e a Prefeitura de Valinhos, que irá reciclar e tratar adequadamente geladeiras e freezers descartados pela população do município — o reaproveitamento de materiais contribui ainda para a economia circular e para o desenvolvimento sustentável da região.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso por educadores e educadoras participantes.

Etapas

1. Encontro inicial

Este encontro presencial será destinado a professores de ciências. A ação acontece no dia 30 de junho e seu objetivo é apresentar o projeto com mais detalhes, orientar sobre uso da plataforma Edukatu e aprofundar os temas abordados. A apresentação de slides utilizada no encontro será enviada no grupo de WhatsApp criado para o projeto.

2. Diagnóstico dos estudantes

Estudantes das turmas participantes devem responder a um questionário online de diagnóstico sobre questões ligadas ao tema do projeto.
Quando: antes do início das ações com a turma
Link para questionário: https://bit.ly/reuse22-pi-est-valinhos

3. Realização e devolutivas dos planos de aula e das atividades

Professores desenvolvem os planos de aula e as atividades com as turmas e depois publicam um relato breve de momento realizado pela turma no Blog da Rede da plataforma Edukatu, conforme orientações fornecidas no encontro inicial.
Quando: até 31 de outubro (ver sugestão de cronograma a seguir)

4. Divulgação das opções para descarte adequado de refrigeradores

Akatu enviará material informativo aos professores sobre as opções de descarte adequado de geladeiras e freezers no município, via WhatsApp, para que os mesmos repliquem para estudantes e seus familiares.
Quando: agosto a novembro

A campanha do projeto Reuse oferece três opções de descarte adequado de refrigeradores para a população de Valinhos:
A - Agendamento de coleta gratuita de geladeiras ou freezers sem uso na residência do morador.
B - Desconto na compra de um eletrodoméstico remanufaturado ao realizar o descarte da geladeira ou do freezer sem uso.
C - Descarte voluntário do refrigerador em um ecoponto do município, com posterior coleta pela equipe do projeto.

Para conhecer mais e participar, acesse o site: https://bit.ly/projeto-reuse.

5. Avaliação final

Professores e alunos devem responder aos respectivos questionários online de avaliação sobre questões ligadas ao tema do projeto. Links serão disponibilizados abaixo e via grupo do projeto no WhatsApp até 28 de outubro.
Quando: após realização das atividades (até 30 de novembro)
Link para questionário - Estudantes: https://bit.ly/reuse22-pf-est-valinhos
Link para questionário - Professores/as: https://bit.ly/reuse22-pf-prof

Certificado

Professores/as: certificado com carga horária total calculada a partir da quantidade de turmas em que o projeto foi desenvolvido pelo professor (30 horas para cada turma), contemplando o diagnóstico, os planos de aula, as atividades e a avaliação final.
Coordenadores/as: certificado de 40 horas referente ao apoio e acompanhamento de ao menos um professor durante todo o desenvolvimento do projeto.
Estudantes e escolas: certificado de participação.

Os certificados serão disponibilizados em formato digital, em pastas do Google Drive, e os links para acesso às mesmas serão enviados via grupo do projeto no WhatsApp.

Planos de aula e Atividades

Professor(a): lembre-se de que o diagnóstico deve ser preenchido pelos estudantes antes do início das atividades pedagógicas do projeto.

Indicamos abaixo os dois planos de aula e as cinco atividades a serem realizadas na sequência aqui apresentada. Clique nos nomes para acessá-los.

Plano de aula 1 - Consumo consciente, resíduos sólidos e recursos naturais
Atividade 1 - Consumo consciente e economia circular
Atividade 2 - Muito além da reciclagem
Atividade 3 - Hora de reciclar

Plano de aula 2 - Consumo consciente e geladeiras
Atividade 4 - De onde vem?
Atividade 5 - Para onde vai?

Professor(a): você também pode baixar um arquivo compactado com o conjunto das atividades – clique aqui

Caso não tenha acesso à internet para exibir os vídeos dos planos de aula diretamente dos links disponibilizados, clique aqui para baixar um arquivo compactado com as mídias.

Cronograma

Veja abaixo uma sugestão de cronograma para a realização e as devolutivas dos planos de aula e das atividades. Cada professor(a) tem autonomia para planejar e seguir o seu próprio cronograma, desde que realize todos os planos de aula e as atividades e faça as devolutivas até o dia 31 de outubro.

Lembre-se de reservar ao menos uma semana após o término das atividades para que os alunos preencham o questionário de avaliação final – o prazo final é 30 de novembro.

Contatos

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando nome, escola e função (professor ou coordenador), envie no grupo do projeto no WhatsApp, ou envie uma mensagem para: (11) 97795-8031.

Se tiver feito login na plataforma, você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012