Em 2023, o Instituto Akatu está realizando uma mobilização em São Paulo (SP) sobre consumo consciente, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, em parceria com a Liga Solidária, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos.

O projeto é voltado para educadores e colaboradores da Liga Solidária, que se inscreverem voluntariamente no curso de formação "Consumo Consciente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Saiba mais como participar do projeto:

CRONOGRAMA

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO: 17/03 a 31/03 (para os educadores, o curso segue com um período de atividades assíncronas até 26/05)

Os encontros de formação síncronos acontecerão na modalidade à distância (via Teams), nos seguintes dias e horários:

• Encontro 1 – 17/03 (sexta-feira), das 09h00 às 11h00;
• Encontro 2 – 24/03 (sexta-feira), das 09h00 às 11h00;
• Encontro 3 – 31/03 (sexta-feira), das 09h00 às 11h00;

O link dos encontros será encaminhado por e-mail e no grupo de WhatsApp dos inscritos. Além dos encontros síncronos, o projeto contará com atividades a serem realizadas de forma assíncrona pelos educadores com as crianças e adolescentes atendidos.

Os educadores e educadoras que aderirem voluntariamente ao projeto deverão se cadastrar na plataforma digital Edukatu e cadastrar sua equipe, isto é, as crianças e adolescentes que participarão do projeto, por meio do link: https://edukatu.org.br/usuarios/registro/nova_conta

Caso tenha dúvidas, assista o tutorial a seguir para saber como fazer esse cadastro - é simples e fácil:


O cadastro é muito importante para você ter acesso completo aos materiais e instruções das atividades, além de conseguir gerenciar suas turmas no ambiente virtual da plataforma Edukatu! Após fazer o cadastro, os educadores podem começar a estudar os materiais sugeridos e realizar as atividades propostas com as crianças e adolescentes atendidos.

Para os educadores que trabalham com crianças e adolescentes já alfabetizados, ou do Fundamental 1 ou 2, propõe-se a realização de um dos planos de aula das atividades do percurso de aprendizagem “O que são ODS?”, que possui 06 planos de aula sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS), que orientam os/as educadores/as a abordarem a temática com suas turmas.

Acesse as atividades do percurso no link abaixo:

Percurso “O que são ODS?”:

Para educadores que trabalham com crianças mais novas, ou com Ensino Infantil, as sugestões de plano de aula são:

Plano de aula 1: Descobrindo os ODS
Plano de aula 2: Desperdício de comida
Plano de aula 3: A vida dos resíduos

Ao final do projeto, cada participante da formação deverá preencher um formulário on-line individualmente, relatando as atividades realizadas pelo cursista, a partir dos conteúdos, conhecimentos e aprendizados adquiridos durante o processo formativo.

Link do formulário: https://akatu.wufoo.com/forms/q19nk7sk1ila2dt/

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? FALE COM A GENTE

Caso precise entrar em contato com a equipe do Edukatu, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu Nome, Escola, Cidade e Telefone(s) para contato. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo!

SOBRE A PARCERIA

O projeto faz parte das ações do Termo de Fomento nº TFM/050/2021/SMDHC/FUMCAD, firmado entre o Instituto Akatu e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), para atendimento de coordenadores pedagógicos da rede de ensino da cidade de São Paulo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012