Em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, foi apresentada uma nova agenda aos estados membros das Nações Unidas que incluía 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem alcançadas até 2030. Como eixo principal, o desenvolvimento sustentável, razão pela qual esses temas estão integrados em quatro dimensões - social, ambiental, econômica e institucional - incluindo temas como fome zero, energia limpa, igualdade de gênero e conservação da natureza.

O documento contém um guia de ação para que todos os países e atores sociais (governos, setor privado, organizações sociais e sociedade civil) possam atuar juntos para erradicar a pobreza, promover uma vida digna para todos e avançar no desenvolvimento sustentável.

Foram listados objetivos e metas aplicáveis universalmente, levando em consideração as diferentes realidades e níveis de desenvolvimento dos países, e que podem ser mensuradas anualmente.

Como atingir os ODS?

Sempre que possível, compre itens usados, conserte ou reaproveite itens antes de jogá-los fora. Você ajudará a prolongar a vida útil de seus produtos, otimizando assim o uso dos recursos consumidos ao longo da vida útil de seu produto.
ODS 12 (Consumo e produção responsáveis).

Evite o desperdício de alimentos: A produção de alimentos é uma atividade que consome muita água. Além disso, a decomposição de resíduos orgânicos é uma importante fonte de emissões de gases de efeito estufa. Isso sem contar nas questões sociais, no Brasil que 19 milhões de pessoas passam fome.
ODS 12 (Consumo e produção responsáveis); ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).

Reduzir o volume de resíduos que contaminam o oceano e o solo: O descarte inadequado de resíduos pode levar à degradação ambiental, disseminar doenças e até emitir gases poluentes em caso de decomposição orgânica ou queima de substâncias tóxicas.
ODS 12 (Consumo e produção responsáveis); ODS 14 (Vida na água); ODS 15 (Vida terrestre).

Para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta, busque ser um consumidor consciente e motive quem te rodeia a também fazer escolhas com melhor impacto. Cada atitude conta e reflete na nossa vida, no meio ambiente, na sociedade e na economia.

Referências

ODS: Caminhos de mudança para um futuro melhor. Disponível em: https://akatu.org.br/ods-caminhos-de-mudanca-para-um-futuro-melhor/.

05/04/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012