A economia circular (EC) é um novo modelo econômico sustentável intimamente relacionado à inovação, design e ecoeficiência, respondendo à imprevisibilidade econômica atual, à crescente demanda mundial por recursos naturais e ao crescimento exponencial da população.

A EC pode ser a maior revolução na economia global nas próximas décadas. Ele representa uma ruptura radical com o antigo modelo linear de produção e com o consumo "pegar-usar-descartar", que desperdiça grandes quantidades de matérias primas e energia, ao mesmo tempo em que vincula o crescimento econômico ao uso de recursos naturais e ao impacto ambiental. Em contraste com os modelos lineares, a EC é uma abordagem de otimização nos processos de fabricação, no qual prioriza-se insumos renováveis e recicláveis.

Transferir essa dimensão para a indústria de produtos significa repensar a cadeia produtiva e, por exemplo, ter peças usadas de eletrodomésticos retrabalhadas e reintegradas à cadeia produtiva como componentes ou materiais para a fabricação de outros produtos eletrônicos. E se, em vez de jogar fora materiais não biodegradáveis ??como máquinas de lavar, smartphones, TVs, etc., colocarmos esses materiais de volta no ciclo de produção?

E se eles fossem levados de volta para suas respectivas fábricas, desmontados, otimizados e trazidos de volta para nós? A economia não lucra com o desperdício - e o planeta também não. Não ao descarte final do produto e agora, com um novo ciclo: transformar resíduos em insumos, em novas matérias-primas. Um novo "R" está surgindo: economia restaurativa e regenerativa.

Referências

Repensar a economia futura: a economia circular. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2017/03/09/repensar-economia-futura-economia-circular-artigo-de-alexandra-leitao/.

Economia circular. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/economia-circular/.

07/04/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012