Diversos estudos nas áreas de educação sugerem que a aprendizagem mobilizadora das experiências dos alunos por meio de processos positivos é construída de forma mais significativa.

Assim, a aprendizagem ganha mais significado e compreensão quando os métodos educacionais mergulham os alunos em experiências ligadas a sua realidade, tornando-os protagonistas de suas próprias trajetórias, exercendo seu direito de tentar, errar e reinventar-se. Por isso, a #dicadomoderador de hoje é conhecer os percursos de aprendizagem do Edukatu para abordar diversas temáticas.

SOBRE OS PERCURSOS

Para ter acesso aos percursos, que como todos os materiais da plataforma também são gratuitos, basta clicar em Circuitos e selecionar qual percurso gostaria de abordar com sua turma. Temos três Circuitos: Natureza, Estilo Sustentáveis de Vida e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dentro deles, você encontrará os percursos que possuem caminhos para Fundamental Anos Iniciais e Finais, divididos em Fase 1 (atividades lúdicas para serem realizadas em sala de aula) e Fase 2 (atividades mobilizadoras para a turma colocar a mão na massa). Ao selecionar a primeira atividade de cada um, para dar início no percurso escolhido, você sempre encontrará as “Instruções para o professor” que te ajudarão a realizar mais facilmente a proposta. Vem conhecer alguns desses percursos:

1) Turma Que Recicla
Este percurso é destinado a repensar sobre o tema de gestão de resíduos, reciclagem, descarte correto e como nossos hábitos podem ser mais sustentáveis. Mas dá para ir além, e fazer muito mais... que tal navegar, explorar e pesquisar para estar melhor preparado? Vamos encarar esses novos caminhos?

2) Do Plástico ao Plástico
Usar o plástico com mais consciência pode ser muito eficiente para beneficiar a saúde do planeta. Você pode trabalhar o tema com uma abordagem sustentável, destacando como as nossas escolhas refletem no meio ambiente e também mostrando a necessidade de estimular a melhor destinação dos resíduos.

Imagem 1: Página inicial do percurso Do Plástico ao Plástico.

3) Percursos Terra, Água e Ar
Esses três percursos abordam a importância desses recursos naturais para a sustentabilidade da vida no nosso planeta e o que podemos fazer para consumir de forma mais consciente e reduzir os impactos gerados para o meio ambiente.

PERCURSOS EXCLUSIVOS PARA PROFESSORES

4) O que são ODS?
Nesse percurso, você irá encontrar um caminho com vídeos, reflexões e outros meios educativos para compreender como as pequenas mudanças em nossos hábitos de consumo podem colaborar com o alcance das metas globais. Também irá relembrar que é importante levar o tema para as escolas para mobilizar a comunidade escolar sobre práticas diárias.

5) Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
Devemos priorizar o consumo de produtos que usam menos água ou que emitem menos gases de efeito estufa na produção? Como fazer essa escolha? Entenda melhor o impacto de produtos e serviços em todas as etapas de seu ciclo de vida, desde a extração de recursos naturais até seu descarte ou reinserção na cadeia produtiva, estimulando um raciocínio mais sistêmico por meio de ferramentas como a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)!

Os educadores que entendem a importância de orientar os alunos por meio de um processo mais ativo também devem estar atentos a todo o percurso de ensino e aprendizagem efetiva. Com isso, a utilização de nossos percursos podem auxiliar nessa aprendizagem efetiva, com protagonismo dos estudantes e troca de conhecimentos entre educadores e educandos.

Além disso, você também pode fazer as atividades sem estar conectado à internet. Dentro dos nossos percursos, você encontra o link para download (formato.pdf) com as atividades de todo o percurso selecionado.

Lembre-se: você pode tirar dúvidas com o mediador do Edukatu, por meio do Blog da Rede ou pelo e-mail edukatu@akatu.org.br.

13/04/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012