O plástico está muito presente no nosso dia a dia. Ele trouxe muitas inovações importantes para a nossa sociedade, como carros mais leves e avanços na medicina, e seu uso em embalagens pode aumentar a conservação e durabilidade de vários produtos, principalmente de alimentos. No entanto, o seu uso excessivo e descarte inadequado, ao deixar de destina-lo para a reciclagem, tem como consequência a geração de uma grande quantidade de resíduos plásticos no mundo.

Atualmente, são produzidas cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos todos os anos (UN). Estudos do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, da Abiplast - Associação Brasileira da Indústria de Plástico e da empresa de plásticos Braskem apontam que 23,1% dos resíduos plásticos foram reciclados em 2020 no Brasil. E com atitudes mais sustentáveis no dia a dia, esse número ainda pode melhorar.

Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a produção de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) no país em 2020 foi diretamente afetada pela pandemia de COVID-19, com uma produção total de cerca de 82,5 milhões de toneladas, ou 225.965 toneladas por dia. Como resultado, cada brasileiro produz em média 1,07 quilo de resíduos por dia.

Uma possível razão para esse aumento notável é a nova dinâmica social, que na maioria dos casos se deslocou quase inteiramente para o lar, à medida que o consumo nos restaurantes é substituído pelo delivery e outros descartes rotineiros de resíduos começam a ocorrer em casa.

Regionalmente, como em anos anteriores, a região com mais resíduos ainda é a Sudeste, com cerca de 113.000 toneladas por dia (50%) e 460 kg/pessoa/ano, enquanto a região Norte responde por cerca de 4% da produção total, com cerca de 6 milhões de toneladas/ano e 328 kg/hab/ano.

Imagem 1: Via “Panorama ABRELPE 2021”. Geração de RSU no Brasil.

É possível adotar hábitos de consumo consciente para gerar menos resíduos e fazer a destinação adequada tanto dos orgânicos quanto dos recicláveis. Os caminhos são muitos e o consumidor consciente faz a diferença, com pequenas mudanças de comportamento no dia a dia, como reutilizar embalagens, separar resíduos e reciclar, resultam em grande contribuição para a sustentabilidade da vida do planeta. Quando transformamos nossas atitudes em hábitos sustentáveis, o plástico transforma positivamente o nosso dia a dia.

Existem diferenças que são importantes para compreender todo o processo. Por exemplo, você sabe a diferença entre reciclado e reciclável? Reciclado é quando um produto utiliza como matéria prima um plástico que passou pelo processo de reciclagem, ou seja, na sua composição possui um plástico que foi coletado e remanufaturado para se tornar um novo item. Já reciclável é o caso de um produto que tem as propriedades para ser reciclado e se tornar um novo item posteriormente.

Entretanto, a reciclagem é só o último passo no ciclo do consumo, pois, antes disso, podemos agir diretamente para reduzir a quantidade de resíduos gerados. Pratique os 4 Rs da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar!

Agora conta pra gente aqui nos comentários ou no Blog da Rede, se você já realizou mudanças de hábitos com relação ao plástico. :)

Para saber mais

Como surgiu o plástico

Usos do plástico

Do Plástico ao Plástico

Referências

Plásticos que duram poucos minutos e incomodam por séculos. Disponível em: https://akatu.org.br/folha-de-s-paulo-plasticos-que-duram-poucos-minutos-e-incomodam-por-seculos/

Recicle suas ideias. Disponível em: https://akatu.org.br/recicle-suas-ideias/.

Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/.

Em 2020, 23,1% dos resíduos plásticos foram reciclados no Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-11/em-2020-231-dos-residuos-plasticos-foram-reciclados-no-brasil

20/10/22

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_screenshot_20220914-112212_one_ui_home

Karina

Cada vez mais entendemos a importância de não utilizarmos o plástico, já temos outras opções biodegradáveis colaborando com o nosso meio ambiente.

1
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Erika

É preciso legislação que proíba o uso
indiscriminado de plástico.

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Otávio

Precisamos de ações urgentes, e definitivamente eliminarmos o plástico de nossas vidas

1
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012