Podemos obter energia do meio ambiente por meio do uso de recursos naturais renováveis ou não renováveis. Quando utilizados recursos naturais renováveis chamamos de energia limpa, como por exemplo: energia eólica, que usa a força do vento, energia hídrica, da água e a energia solar, do Sol.

Utilizar a energia eletromagnética proveniente do Sol é possível quando um sistema transforma essa energia em energia térmica ou elétrica, que possui diversos usos. Por exemplo, podemos aproveitar essa energia para gerar a energia elétrica e o aquecimento solar da água. No ano de 1954, Russell Shoemaker Ohl, cientista estadunidense, descobriu essa nova forma de utilizar a energia solar, transformando-a em eletricidade. Em 1958, os primeiros painéis solares da história foram criados.

Existem diferentes tipos de transformação da energia solar: o heliotérmico e o fotovoltaico. Este primeiro converte a radiação do Sol em energia térmica e depois em elétrica. Já o segundo, faz essa conversão direta da radiação solar em energia elétrica, sem a necessidade de alta radiação solar para funcionar.

O painel de energia solar é formado por um conjunto de células fotovoltaicas e possui elétrons. Esses elétrons, quando atingidos pela energia solar, agitam-se, gerando uma corrente elétrica (efeito fotovoltaico). Quando instalados, os painéis precisam estar posicionados de forma a receber a maior taxa de energia solar possível e necessária, que é calculada a partir dos dados de irradiação solar do local. É importante ressaltar que a vida útil estimada de um painel é entre 25 e 30 anos.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o governo desenvolve projetos de energia solar fotovoltaica para atender às necessidades energéticas de comunidades rurais e isoladas. Estes projetos incidem em áreas como a bombagem de água para abastecimento doméstico, irrigação e piscicultura, iluminação pública, sistemas de uso coletivo (eletrificação de escolas, postos de saúde e centros comunitários) e atendimento domiciliar.

Vantagens da energia solar

Para o consumidor, além da valorização do imóvel, as vantagens são: independência energética, retorno do investimento e baixo custo de manutenção. Além disso, a energia solar colabora positivamente para a vida no planeta, já que é uma energia renovável, limpa e inesgotável. Seguem outras vantagens:

1) Economia de até 95% da conta de luz;
2) Energia não poluente;
3) Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados.
4) Das energias renováveis, é a energia mais consistente e constante.

Curiosidade sobre a energia solar

– Energia solar se torna a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira (G1);
– Essa forma energética representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada no mundo (Brasil Escola | UOL);
– A China é líder no ranking de países que investem nesse setor, representando cerca de 26% das instalações de energia solar do mundo (Brasil Escola | UOL).

Para saber mais

Percurso Energia Todo Dia

O que são fontes de energia renováveis?

Tecnologia ambiental a favor do desenvolvimento sustentável

Referências

Energia solar se torna a terceira maior fonte de matriz elétrica brasileira. Disponível em: https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/g1.globo.com/google/amp/jornal-da-globo/noticia/2022/07/20/energia-solar-se-torna-a-terceira-maior-fonte-da-matriz-eletrica-brasileira.ghtml. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023.

Energia solar. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/energia-solar/. Acesso em: 08 de fevereiro de 2023.

14/02/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012