Com o frequente uso da internet no dia a dia, utilizar materiais interativos e diferenciados em sala de aula pode promover uma melhora no ensino-aprendizagem dos estudantes. Os materiais possuem o objetivo de estimular a participação ativa dos alunos, como é o caso dos recursos audiovisuais, jogos e exercícios que engajam. Na era da conectividade, a tecnologia apresenta múltiplas possibilidades e facilita os processos educativos com maior interatividade.

Separamos dicas de materiais a serem usados em sala de aula. Confira:

(1) Teste do Consumo Consciente

No site do Instituto Akatu, você poderá realizar o Teste do Consumo Consciente e descobrir que tipo de consumidor você é. Clique aqui para conhecer e saber mais.

(2) Casa Sem Lixo

O canal Casa Sem Lixo, presente no Youtube, foca no quanto produzimos de lixo. Nos vídeos, você irá encontrar a história de uma família que aplica o conceito de sustentabilidade em seu dia a dia com dicas imperdíveis para colocar em prática.

(2) Minuto da Terra

O canal no Youtube Minuto da Terra apresenta vídeos com múltiplos temas sobre a vida cotidiana. Na temática de educação ambiental, eles criaram uma playlist sobre Ecologia que você pode conferir aqui.

(3) Mudança Climática para crianças

A UNESCO, com o canal Smile and Learn - Português, produziu uma série de vídeos sobre o tema de mudanças climáticas de forma lúdica, pedagógica e objetiva. Lá você também encontra vídeos que tratam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças.

(4) Percurso Avaliação Ciclo de Vida

Aqui no site Edukatu, temos nossos percursos temáticos com atividades interativas e guiadas. O Percurso Avaliação do Ciclo de Vida (exclusivo para professores) permite refletir sobre o nosso consumo de produtos e toda a cadeia deles. Como fazer a melhor escolha? Conheça os impactos dos produtos e serviços em cada etapa da sua vida, desde a extração de recursos naturais até o descarte ou reinserção na cadeia produtiva, a partir da Avaliação do Ciclo de Vida!

(5) Revista Planeta

Desde 1972, a Revista Planeta aborda temáticas voltadas para a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, tecnologias, estudos e pesquisas acerca da temática. É uma boa alternativa utilizar as reportagens para tratar de temas específicos e das características desse tipo de texto.

(5) Aplicativos Sustentabilizando e Desrotulando

No primeiro aplicativo, você poderá encontrar dicas de materiais que podem ou não ser reciclados, novos hábitos para colocar em prática no dia a dia, curiosidades e jogos educativos. No Segmento de Energia e Água, você pode calcular os seus gastos e ver estatísticas de uso. Já no Desrotulando você pode escanear os produtos e descobrir pontos positivos e negativos de seu consumo. É possível fazer melhores escolhas na hora da compra por meio das informações disponibilizadas no aplicativo.

(6) Ecofalante Play

A Ecofalante Play é uma plataforma gratuita e exclusiva para educadores. No site, você encontra filmes com diversos temas como Energia, Biodiversidade, Água, Conservação, Consumo, dentre outros, que podem ser utilizados de modo individual ou em grupo.

(7) Primeiros Passos

Criado pelo Instituto Akatu, cada guia contém 10 práticas que um indivíduo pode adotar para que seu consumo tenha um melhor impacto. Os 10 passos de cada tema foram escolhidos cuidadosamente para mostrar que ter um consumo mais consciente pode ser simples e fácil, ou seja, AS PRÁTICAS PODEM CABER NO SEU COTIDIANO. Confira aqui.

Gostou das dicas? Conta pra gente aqui nos comentários o que mais gostou e qual você utilizaria com a turma! :)

Referências

Dicas de canais no Youtube sobre meio ambiente e sustentabilidade. Disponível em: https://www.terraanalises.com/blog-ambiental/dicas-de-canais-no-youtube-sobre-meio-ambiente-e-sustentabilidade. Acesso em: 14 de março de 2023.

Instituto Akatu. Disponível em: https://akatu.org.br/. Acesso em: 14 de março de 2023.

16/03/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012