Na escola, os estudantes aprendem valores, habilidades e atitudes, além de outras questões que envolvem o presente e o futuro. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro da sala de aula em diferentes disciplinas podem colaborar na formação de cidadãos e cidadãs mais conscientes para um mundo melhor e com impactos positivos ao meio ambiente.

Ao todo, são 17 objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas) para cumprir a Agenda 2030 que é um plano global para proteger o planeta, o meio ambiente e acabar com a desigualdade social. A proposta é buscar enfrentar essas questões até 2030. Na imagem abaixo, você confere todos os objetivos:

Imagem 1: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Adotar os ODS na escola é importante para entender que a responsabilidade com o planeta seja compartilhada, envolvendo escolas, governos, empresas, universidades, dentre outros. O engajamento dos estudantes no tema pode contribuir para colocar em práticas atitudes positivas que se relacionam com meio ambiente, sustentabilidade, saúde e o contexto de cada indivíduo, de forma transversal e conectadas aos ODS.

Durante as aulas e atividades, criar linhas de pesquisas e estimular que os estudantes busquem saber mais sobre a temática é uma das possibilidades para abordar os ODS, estimulando a autonomia, formação crítica das informações coletadas e protagonismo. Com as informações, o(a) educador(a) pode promover uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável, de maneira transversal, sem restringir apenas em uma área do conhecimento.

A construção coletiva na escola deve considerar o contexto específico do local e do modo de vida da comunidade, de modo diverso, em concordância com a temática. Algumas possibilidades de ações mais sustentáveis para colocar em prática são:

-Incentivar o uso consciente da água nos bebedouros e nas demais torneiras da escola (ODS-6 e ODS-14);
- Estimular apagar as luzes quando não estão em uso (ODS-7 e ODS-11);
- Repensar a utilização de plásticos e papéis (ODS-12);
- Realizar a compostagem de resíduos orgânicos e construir horta orgânica na escola (ODS-2, ODS-15 e ODS-12);
- Desenvolver projetos para a reutilização de materiais recicláveis (ODS-12).

Muitos são os desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É muito importante a participação de diferentes atores sociais para implementar, desenvolver e viabilizar o alcance dos objetivos. É por meio deste trabalho coletivo que mais pessoas tomam conhecimento da importância das metas e dos objetivos para o país e, para além disso, realizam práticas e hábitos mais sustentáveis que colaboram fortemente para um meio ambiente mais equilibrado, com impactos positivos sobre as questões sociais e econômicas.

Para saber mais

Conheça os ODS

Ações para atingir os 17 objetivos dos ODS

Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável

Percurso: O que são ODS?

Referências

Escola e território conectados aos ODS fortalecem a qualidade da educação. Disponível: https://porvir.org/escola-e-territorio-conectados-aos-ods-fortalecem-a-qualidade-da-educacao/. Acesso em: 28 de março de 2023.

Como inserir os ODS na escola. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/como-inserir-ods-na-escola/. Acesso em: 28 de março de 2023.

05/04/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012