O carbono é um elemento fundamental para a vida na Terra. É a base da matéria orgânica, presente em moléculas como proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos. Ele desempenha um papel crucial no ciclo do carbono, influenciando o clima e a atmosfera. Sua versatilidade na formação de ligações químicas contribui para a diversidade molecular e estrutural nos organismos vivos. No entanto, as emissões excessivas de dióxido de carbono (CO2) estão diretamente associadas ao aquecimento global e à crise climática.

O Brasil, historicamente, foi um dos maiores emissores de carbono devido ao desmatamento na Amazônia (mudanças no uso da terra), principalmente por conta da atividade agropecuária. Em 2020, as emissões de gases de efeito estufa do Brasil foram cerca de 1,5 bilhão de toneladas de CO2 equivalente, segundo dados do Observatório do Clima.

Com a alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera, vemos a piora de questões como a poluição do ar, chuva ácida e desequilíbrio no efeito estufa. Tudo isso leva ao aumento da temperatura global, ao derretimento de calotas de gelo e à elevação do nível dos oceanos, fenômenos associados à crise climática. Esses efeitos geram impactos negativos no meio ambiente, como a degradação de ecossistemas, paisagens e também da saúde humana.

Porque abordar o tema carbono e como combater a emissão de gases em excesso?

Abordar o tema dentro e fora da escola é essencial para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE). A série “Carbono: o que você precisa saber” da Rede Xingu + contribui com o debate sobre como o desmatamento está acelerando as mudanças climáticas e sua relação com o carbono e outros gases na atmosfera, além das soluções propostas para diminuir o aquecimento do planeta. São quatro episódios ao todo que você pode utilizar em sala de aula junto dos estudantes.

Além disso, é importante fazermos escolhas que ajudam na nossa vida e do nosso planeta. Para reduzir a “pegada de carbono”, é possível adotar práticas e comportamentos mais sustentáveis. Confira abaixo:

Eficiência energética: Utilizar fontes de energia mais limpas e adotar práticas eficientes no consumo de energia em casa, na escola e no trabalho.

Transporte sustentável: Optar, sempre que possível, por meios de transporte mais eficientes e menos poluentes, como bicicletas ou transporte público.

Reciclagem no dia a dia: Reduzir o desperdício de embalagens e promover a reciclagem de materiais para diminuir a demanda por novos recursos.

Consumo Consciente na prática: Consumir com melhor impacto, escolhendo produtos com menor pegada de carbono, priorizando empresas e produtos sustentáveis.

Reflorestamento: Apoiar iniciativas de plantio de árvores e preservação de florestas, que absorvem CO2 da atmosfera.

Conscientização e mobilização: Educar-se e conscientizar outras pessoas sobre a importância da redução de emissões de GEE.

Reduzir as emissões é crucial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Assim, protegemos ecossistemas, promovemos a sustentabilidade e preservamos o equilíbrio ambiental para as gerações atuais e futuras.

Referências

ANÁLISE DAS EMISSÕES DE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS METAS CLIMÁTICAS DO BRASIL 1970-2021. Disponível em: https://www.oc.eco.br/wp-content/uploads/2023/03/SEEG-10-anos-v4.pdf.

Rede Xingu lança série de animações: “Carbono: o que você precisa saber”. Disponível em: https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/rede-xingu-lanca-serie-de-animacoes-carbono-o-que-voce-precisa-saber.

CO2. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/co2/.

15/02/2024

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012