Escola Estadual São Rafael, em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. Engajamento, aprendizado e exemplaridade. As professoras Adriana Baggio e Liliane Poletto, ambas formadas em Biologia e com anos de trabalho no São Rafael, sempre tiveram interesse em sustentabilidade e no cuidado com todos os tipos de vida no planeta. Foi através deste interesse e da vontade de despertá-lo também nos alunos que elas tiveram a ideia de desenvolver em conjunto um projeto focado em resíduos e reciclagem.

O empurrãozinho que faltava? A formação com o Edukatu, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), e com o uso do Percurso Turma Que Recicla. Após a formação, elas criaram o projeto Eco Escola, envolvendo estudantes do 9º ano (Ensino Fundamental II) e 3º ano (Ensino Fundamental I) do colégio.

Os alunos do 9º ano perceberam que era preciso fazer o descarte de resíduos de forma correta na escola e envolver os outros estudantes nessa prática. Para isso, escolheram a turma do 3º ano para participar das suas oficinas. ”Ensinar os outros é uma forma de aprender. Vi o engajamento dos estudantes ao realizar este projeto, ao demonstrarem a forma correta do descarte, orientando e cuidando dos alunos mais novos”, diz a profa. Adriana

Para organizar as tarefas, os alunos do 9º ano foram divididos em grupo A e grupo B. Cada grupo realizou sua própria pesquisa de forma virtual e depois se uniram para debater as temáticas e suas percepções. Dois alunos foram selecionados para realizar as palestras com o 3º ano e, explicaram na prática a correta separação dos resíduos entre recicláveis e orgânicos, dando exemplos e comentando a importância de cuidar do meio ambiente e do espaço escolar. A proposta agora é continuar com o projeto e expandir para as demais turmas, a fim de envolver todos da escola, inclusive a comunidade. Para Adriana, os resultados foram bem satisfatórios. “Poder contribuir um pouquinho é completamente gratificante. Ao conseguir mudar a realidade local já me sinto muito feliz. Se cada um fizer um pouco, a gente consegue”, comenta a professora.

O aprender ensinando também mostrou o sentido da educação participativa. O trabalho apresentou a necessidade de promover o diálogo entre os estudantes para um maior crescimento pessoal, para despertar a criatividade e o envolvimento”, completa Adriana, que de fato contribuiu para um mundo mais verde e sustentável, com professores e estudantes, juntos, praticando o consumo consciente.


++ PERCURSO TURMA QUE RECICLA

Na formação Edukatu e Secretaria do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), o Percurso explorado foi o Turma Que Recicla. Nele, você encontra Fase 1 para os ensinos fundamentais 1 e 2 com diversas atividades, textos, vídeos, o game ReciclaKi, cruzadinha, dentre outros. Para conhecer e inspirar os estudantes, acesse aqui.

Para conhecer outros percursos do Edukatu, clique aqui.. E se você estiver com algum projeto de sustentabilidade na sua escola, conta pra gente no Blog da Rede!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

1 Comentário

Thumb_sq_default

Juliana

Parabéns professores e alunos por esse lindo trabalho...

2
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012