É na cidade Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul, que a professora Giovana Lagemann vive desde a infância. Formada em Biologia, tem como exemplo, os pais. Antes mesmo da formação com o Edukatu, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), tem o pai e a mãe como inspirações quanto à questão ambiental, já que eles sempre cuidaram da natureza e ensinaram através do exemplo.

Após a formação do Edukatu e com o uso do Percurso Turma Que Recicla, Giovana teve um estímulo a mais em projetos de Educação Ambiental nas escolas que trabalha e que já vinha desenvolvendo. Ela conta que ao promover novas ideias, os estudantes demonstram grande interesse e engajamento, querendo fazer parte a todo momento. A bióloga relatou alguns dos projetos desenvolvidos de modo contínuo nas escolas:

– Produção de mudas para plantar em matas ciliares;
– Recuperação e recolhimento do óleo para produzir sabão;
– Troca-troca de roupas usadas;
– Papa-pilhas (para recolher pilhas);
– Reaproveitamento de garrafa pet;
– Recolhimento de tampas e com o dinheiro arrecadado, compram sementes para horta da escola;

Imagem 1: Horta na Escola - um dos projetos de Educação Ambiental da prof. Giovana.

Um dos projetos é o livreto sobre Horta na Escola, realizado em conjunto os alunos do 6º ano, com foco em informações para o manejo integrado de pragas, a fim de evitar o uso de agrotóxicos. Temas como adubos, mudas, como regar as plantas, o que plantar em cada época do ano, plantas amigas e inimigas e principais pagas que afetam a horta são encontrados na produção dos alunos junto à professora.

Giovana comenta que após as orientações, cada aluno realizou sua pesquisa e fez um trabalho colaborativo para a construção do livreto. O objetivo deste projeto é a divulgação interna na escola dentro do formato digital mas também para que todo conhecimento seja compartilhado com as famílias.

“Eu estou muito feliz de realizar sobre hortas porque interessa muito os alunos em Ciências. Eles sempre perguntam quando vão pra horta e gostam muito, sempre querem. Me sinto muito feliz com esse tipo de projeto porque vejo os alunos muito interessados e querendo ver as coisas na prática”, conta a professora. Para ela, a intenção é continuar os projetos já desenvolvidos e realizar outros novos para que o tema do consumo consciente e sustentabilidade estejam presentes cada vez mais na realidade dos alunos.

Se o trabalho da professora Giovana te inspirou, separamos materiais do Edukatu que pode te ajudar a começar um novo projeto dentro da sua escola. Confira:

Crie hortas em sua escola
Horta educativa muda hábitos de crianças
Cartilha auxilia na criação e na manutenção de hortas urbanas orgânicas
Como trabalhar a Educação Ambiental para além da horta e coleta seletiva?
Percurso Comer, Dividir e Brincar

30/09/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

2 comentários anteriores
Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Obrigada, Débora e Maria! Continuem navegando pelo Edukatu <3

0
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_img-20210802-wa0026

Marlene

Parabéns, lindo trabalho.!!!!

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_foto_-_eu

ANNA

Parabéns aos envolvidos. Meu sonho é fazer uma horta comunitária... estou amadurecendo a ideia e fazendo parcerias. Juntos somos mais fortes!

1
0
11 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012