Este ano, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias para sensibilizar e mobilizar alunos(as) e educadores(as) de Ensino Fundamental e EJA da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada de resíduos plásticos, por meio do desenvolvimento das atividades do percurso do Plástico ao Plástico. Enquanto os gestores e coordenadores são responsáveis pelo acompanhamento dos professores, os professores participantes desenvolvem com suas turmas temas relacionados aos impactos do consumo de plástico, economia circular, destinação adequada de resíduos, reciclagem e mais.

É o caso da professora, graduada em Pedagogia, Crislaine Batista, que apesar dos desafios do momento atual, realizou as atividades propostas pela formação do Edukatu com os estudantes do 4º ano do ensino fundamental. Crislaine conta que tem buscado aprender como trabalhar remotamente da melhor forma e envolver os familiares dos alunos e alunas nesse processo. A fim de alcançar os estudantes com acesso reduzido a internet ela imprimiu as atividades adaptadas e as deixou na escola para que os responsáveis fossem buscar. Foi assim que Crislaine propôs a ideia de criar um porta carregador sustentável com a reutilização de garrafas pet, em que os alunos e suas famílias tiveram a oportunidade de colocar em prática os aprendizados sobre a melhor destinação dos resíduos plásticos. Segundo ela, as famílias demonstraram grande interesse em executar a atividade e posteriormente, compartilharam fotos fazendo uso do objeto.

Imagem enviada pela prof. Crislaine Batista.

Além do porta carregador, a professora também adaptou as atividades incluindo até mesmo exercícios de matemática para trabalhar a temática de resíduos e consumo consciente. A professora relata que o tempo de decomposição dos materiais foi o conteúdo que mais chamou a atenção dos estudantes e, por meio dessas informações, falou sobre a importância de reutilizar e reciclar.

Para Crislaine, a continuidade de projetos de consumo consciente e sustentabilidade na escola depende do envolvimento de toda a comunidade escolar. Por isso, ela busca, cada vez mais, envolver as famílias para consolidar uma parceria efetiva entre elas, a escola e a comunidade.

++ ATIVIDADES ADAPTADAS PARA USAR EM SALA DE AULA

Os percursos Turma Que Recicla e Do Plástico ao Plástico, disponíveis aqui no Edukatu, ajudam a refletir sobre a forma que lidamos com os resíduos no dia a dia, a reciclagem e o plástico. Durante a pandemia da Covid-19, o Edukatu adaptou as atividades de seus percursos para serem realizadas de maneiras alternativas com os estudantes, principalmente pensando em situações de acesso reduzido à internet ou computadores.

Você pode fazer como a professora Crislaine e utilizar as atividades adaptadas. Vem conferir, clicando aqui.

17/11/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_a2f11679-d621-4d68-bb18-d58871695f48

Daniela

Sabemos da importância da reciclagem e sempre produzimos brinquedos com material reciclado

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_default

Gilvânia

Parabéns professora pelo trabalho desenvolvido!

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Muito obrigada pelo feedback de vcs, prof Daniela e Gilvânia!!

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012