Em 2021, os professores de Camaçari (BA) participantes desenvolveram com suas turmas temas, como consumo consciente e sustentabilidade, resíduos e economia circular, por meio do desenvolvimento das atividades do Percurso Turma que Recicla. A partir disso, a professora Zoranei liderou o projeto “Além da Embalagem” que, com base na formação do Edukatu, teve como objetivo reconhecer a importância dos coletores de recicláveis, identificar o consumo exagerado, e também, os efeitos do descarte não planejado, além do bom uso desse material reutilizável para melhor estímulo à criatividade e à ludicidade.

Segundo a professora da escola Zumbi dos Palmares, o resultado foi bem positivo. Apresentou sugestões de brinquedos para que os estudantes conseguissem criar com o que tivessem em casa. Ficou monitorando e disponibilizando ajuda para os alunos, sempre buscando novas alternativas para os alunos que não tinham material em casa.

“Ver os alunos brincando, foi uma felicidade imensa”, conta Zoranei. Para crianças com deficiência, ela criou uma “almofada especial”, desenvolvida com embalagem de salgadinho. Eles picaram e desenharam o que queriam. Encheram a almofada com saquinho reutilizado para essa “almofada especial”, envolvendo a turma toda. Também fez quebra-cabeças com embalagem de ovos, pensando na diversidade dos alunos. Outro trabalho foi a criação de um porco espinho com garrafa de água, com os alunos usando canudos para fazer os espinhos.

Outro objetivo deste projeto era abordar a possibilidade de brincar com algo que não fosse comprado, criando a partir de embalagens usadas. Durante as atividades, eles realmente se envolveram - a professora comentou que ficou muito feliz com os resultados e que já consegue ver os efeitos positivos no dia a dia dos estudantes.

Para relembrar outros trabalhos que inspiram:
_ Engajamento no aprendizado: conheça projeto
_ Confira as experiências das professoras de Candeias!
_ Inovação e reutilização de resíduos?
_ Saiba mais: projeto de Horta na Escola

27/01/22

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

1 Comentário

Thumb_sq_default

Marilda

Muito bacana ver brinquedos criados por embalagens, pude presenciar em um projeto na minha escolas pais fazendo bilboquês e brincando.

1
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012