Banner_na_mochila_faca_acontecer

Status:

Faca_acontecer_natureza

A ser realizado Todos pela natureza

Não tenho uma equipe, mais é necessário e sempre importante trabalhamos o meio ambiente. A ideia é despertar o desperdícios e de consumos desnecessários dentro das Unidades escolares, como papel toalha, alimentos e materiais escolares diversos, além de abordar informações e conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente.

Faca_acontecer_default

Em andamento TURMA 401

O projeto Sustentabilidade: cuidar do planeta, é um deve de todos. Tem como finalidade conscientizar os alunos a importância da sustentabilidade para a comunidade escolar e para o nosso planeta.

Faca_acontecer_whatsapp_image_2022-10-21_at_19.55.59

Em andamento Tô com fome

Eu trabalho em EMEI e temos o projeto Alimentação que ocorre durante todo o ano. O principal objetivo do projeto é o conhecimento sobre os alimentos oferecidos na escola, onde, consequentemente, construímos com as crianças a ideia de alimentação saudável e o não desperdício dos alimentos. Todas as crianças da escola estão envolvidas, bem como toda a comunidade escolar, pois tanto os funcionários que auxiliam as crianças nos horários das refeições, conversam e incentivam as crianças a comerem todo o alimento oferecido, quanto as famílias estão envolvidas em suas participações nos encontros com os professores e no incentivo de promover uma alimentação saudável e sem desperdício em suas casas com as crianças.

Faca_acontecer_images

Finalizado Escola Azul

Criando

Faca_acontecer_images

Em andamento Repensando ações de forma sustentável

Gostaria de trabalhar com um projeto com meus estudantes um projeto de consumo sustentável, pensando também na qualidade de nossa alimentação.

Faca_acontecer_default

Em andamento RECRIARTE

O PROJETO É UMA INICIATIVA DO EDUKATU EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS. O OBJETIVO É SENSIBILIZAR E MOBILIZAR OS ALUNOS PARA O CONSUMO CONSCIENTE E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

Faca_acontecer_default

Finalizado Equipe Amanda Lisboa

O projeto que escolhi trabalhar com os alunos foi "O que você comeu hoje?" Inicialmente expliquei aos alunos o que era ODS e depois conversamos sobre a comida, o que fazemos com os restos da comida que sobram no prato, falamos sobre o descarte correto do lixo, o que é possível fazer com as sobras e, foi muito enriquecedor, pois nos fez muito falta, por exemplo, o fato da região em que a escola está inserida não ter coleta seletiva.

Faca_acontecer_default

Em andamento educando com a horta escolar

Um dos objetivos mais claros para criar uma horta na escola é apresentar para os alunos a origem dos alimentos. Entender, na prática, como os tubérculos e vegetais crescem, e perceber o esforço e cuidados necessários até que o alimento chegue à mesa é muito importante e bem mais efetivo que ensinar apenas no papel ou por meio de gravuras. Vale a apena também mostrar os alunos cada etapa do desenvolvimento do alimento e quanto tempo ele demora para amadurecer. Outro fator importante é que,ao colocar o aluno para cuidar de uma horta, ela aprende a ter mais cuidado com o meio ambiente. Não há uma maneira melhor de desenvolver o senso de sustentabilidade do que colocando o aluno em contato com a natureza.

Faca_acontecer_yan

Em andamento A Baleia e a Sereia

Estou desenvolvendo um projeto chamado a Baleia e a Sereia com meus alunos de 3 anos no Cei há alguns meses devido a música de mesmo nome que a turma amou cantar com a voz grave e gestos com as mãos, nele além de músicas sobre o mar, estamos aprendendo animais aquáticos, quem são eles, o que comem etc. No momento estamos vendo aos materias do site Akatu, outros vídeos, rodas de conversa sobre a importância dos mares e oceanos estarem limpos, como devemos nos preocupar com o lixo que descartamos para não poluir e os animais poderem viver sem lixo em suas "casa"

Faca_acontecer_default

Em andamento Pequenos do Amanhã

Com vistas a atender nossa demanda e visando o bem estar de todos os envolvidos, os funcionários em geral, estão atentos às necessidades e às observações que nos auxiliem, no planejamento e execução de ações efetivas e necessárias para alcançarmos um propósito em comum. Percebendo o desperdício de alimentos durante as refeições, começamos um projeto de alimentação saudável com todos os agrupamentos da Unidade, apresentando os alimentos in natura, explicando seus benefícios e deixando-os explorar, saborear, conhecer…é um trabalho de formiguinha e precisa ser rotineiro, incluindo as famílias, estimulando seu consumo consciente, saudável eliminando o desperdício e contribuindo com o meio ambiente e com a sociedade em geral.